Como Eu Determino os Valores de Atributos

Métodos para determinar os valores iniciais dos atributos não faltam e cada grupo tem aquele que melhor se adequa às necessidades de seu jogo.

Eu jogo Old Dragon, e como particularmente não gosto do método padrão (rolando 3d6 e distribuindo os valores obtidos entre os seis atributos, sendo eles Força, Constituição, Destreza, Inteligência, Sabedoria e Carisma), sempre acabo inevitavelmente pensando e pesquisando sobre novas formas.

Também não é de minha preferência colocar o controle total dos valores de atributo nas mãos dos jogadores (a emoção e a surpresa de rolar os dados é essencial pra mim, além de serem uma ótima fonte de inspiração) ou de personagens super poderosos. Com isso, descarto automaticamente sistemas de "compra de pontos", "valores pré determinados" e o "4d6 descarta o menor". Claro, isso é uma preferência baseada em vivência pessoal que de forma alguma é demérito dos sistemas.

Atualmente tenho usado um dos três métodos abaixo:
  • O jogador deve rolar 5d6 e descartar o dado com menor e maior valor, o resultado da soma dos três valores restantes deve ser destinado a um atributo à escolha. Com este método, os personagens ainda vão ter atributos com valores que oscilam entre 3 e 18, mas reduz drasticamente as possibilidades de valores excessivamente baixos ou elevados.
  • Como no método padrão, o jogador deve rolar 3d6, no entanto, pode (opcionalmente) rolar novamente um dos dados à sua escolha, mas deve manter o segundo resultado. Os valores obtidos são distribuídos entre os atributos. Este é um método bem similar ao padrão, mas deixa uma escolha difícil e arriscada na mão do jogador (o que é sempre bom) e reduz a possibilidade de valores baixos demais sem exageros.
  •  O jogador deve rolar 2d6+3 e distribuir os valores obtidos entre os atributos. Este método é direto e simples, personagens terão atributos que oscilam entre 5 e 15, garantindo que eles não tenham atributos excessivamente baixos ou altos.
E você, que método costuma usar? Até a próxima!

A ilustração usada nesta postagem faz parte do pacote Stock Art: Dados, já disponível no Dungeonist. Para conferir, é só clicar AQUI.

Comentários

  1. Leo, costumo mandar rolar o 4 D6 e tirar o menor, mas gostei das suas ideias e, assim que for possível, farei os testes. Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já usei esse método, mas acabou não funcionando pra mim. Os personagens ficavam muito poderosos, o que banalizava os testes de atributos. Claro, como eu disso na postagem isso não é demérito do sistema, apenas não é o ideal pra mim.

      Excluir
  2. Gostei da ideia de poder rerrolar um dos dados, fica interessante!

    Usaria esse metodo pra determinar num jogo mais heroico, mas nao epico. Pros meus oldschool, no entanto, prefiro usar o padrao: 3d6 em ordem!

    ResponderExcluir
  3. Tô usando o método não-aleatório do D&D 5e: distribua 15,14,13,12,10 e 8. Tem funcionado bem pro meu grupo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário